Fonologia

Conceitos básicos

 

 



 

 

Fonologia - Conceitos básicos

Os fonemas são os sons de uma determinada língua e são representados através das letras.

Na fonética quando queremos representar um fonema, escrevemos a letra correspondente cercada por duas barras, assim: /z/ 

O símbolo acima (a letra z cercada por duas barras), representa o fonema (ou simplesmente o som da letra "z"), que emitimos quando pronunciamos, por exemplo, as seguintes palavras:

  • fazenda
  • exame
  • mesa

Observe algo muito importante: quando pronunciamos estas palavras: fazenda, exame e mesa, emitimos o som da letra "z" em cada uma delas. Contudo, somente na primeira palavra escrevemos, de fato,  a letra "z".

Veja:

fazenda - Utilizamos a letra "z" para fazer o som de "z".


exame 
  - Utilizamos a letra "x" para fazer o som de "z".
(Leia em voz alta a palavra exame e escute o som que você emite ao pronunciar o fonema representado pela letra x...não é o som da letra "z" ?!


mesa  
  - Utilizamos a letra "s" para fazer o som de "z".
(Leia em voz alta a palavra mesa e escute o som que você emite ao pronunciar o fonema representado pela letra o "s"... não é o som da letra "z" ?!

Como podemos perceber, um único fonema(som), pode ser representado por mais de uma letra. Neste exemplo acima, vemos que o som da letra "z" pode ser representado pela própria letra "z" mas também pode ser representado por mais duas letras: "x" e "s".

É por isso que quando queremos representar o som da letra "z" escrevemos a letra cercada de duas barras: /z/. Com isto estamos dizendo que este é som da letra "z" não importando que este som  seja representado por "x" ou por "s" ou pela própria letra "z", quando é escrito.

 

Página 0004

Volta à página anterior     Retorna ao índice geral    

Copyright 1999 - 2001 InterAula
Todos os direitos reservados